Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2018

Anúncio Antigo 54: Chacrinha e Silvio Santos



Sim, dois grandes nomes da televisão brasileira no ar, no mesmo dia e na mesma emissora. Mas claro, não no mesmo horário. Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha e Senor Abravanel, popularmente chamado de Silvio Santos. A emissora era a TV Globo e os programas iam ao ar aos domingos. Silvio Santos iniciava uma verdadeira maratona televisiva a partir das 11:30 da manhã e que se estendia até as 8 horas da noite. Simplesmente oito horas e meia no ar, com os seus quadros de entretenimento e as promoções vinculadas ao conhecido carnê do Baú da Felicidade. Como o próprio apresentador destacava, o telespectador podia participar e concorrer aos prêmios, desde que estivesse "rigorosamente em dia com as prestações do carnê". Caso não conseguisse nenhum prêmio, o cliente poderia retirar o saldo final que havia sido pago em mercadorias nas lojas do Baú. Normalmente o Programa Silvio Santos começava com o show de cantores conhecido como "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos". Em seguida o "Só Compra Quem Tem" (vinculado ao carne do Baú) vindo em seguida o conhecido "Programa de Calouros" e depois os shows de variedades (entre os quais "Namoro no Escuro" e o "Show da Loteria"), incluindo no final o "Boa Noite Cinderela" que costumava presentear as crianças (meninas) que faziam pedidos em cartas endereçadas ao programa. 
Às oito horas da noite entrava o Chacrinha com mais um programa de calouros e candidatos ao estrelato: "A Hora da Buzina". A música de abertura trazia o refrão que se eternizou na história da televisão brasileira:

É hora, é hora, é hora 
É hora da buzina
O programa que acaba 
Quando termina...

Vocês querem bacalhau???? Era a deixa para o principal patrocinador do programa, os Supermercados Casas da Banha. E ainda tinha a promoção premiada, caso o telespectador acertasse quantas vezes o Chacrinha iria buzinar. Os calouros desafinados recebiam uma bela buzinada do Velho Guerreiro, apelido acrescentado ao já outro apelido de Abelardo Barbosa, o Chacrinha.


Após os dois mais conhecidos programas de auditório da televisão brasileira (na foto acima, Silvio Santos e Chacrinha nos estúdios da TV Globo, em 1971) era hora dos "enlatados" ou como eram chamados os filmes e séries feitos pela televisão norte-americana. Um deles era o seriado "Marcus Welby Médico" estrelado pelo ator Robert Young. Sim, aquele que ficou famoso na década de 1950 com outra série conhecida: "Papai Sabe Tudo". Encerrando a noite um filme de longa-metragem. 
Eis um domingo televisivo típico da classe média brasileira no distante ano de 1971! O Anúncio Antigo de hoje foi publicado no jornal "O Estado de S. Paulo" de 11 de abril daquele ano. 
Crédito das imagens:
Silvio Santos e Chacrinha em 1971: Agência Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário