Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2018

Editorial: Marielle Franco presente!!!!!!



Não existe projeto de nação, seja qual for, que estabeleça como premissa a ideia de exclusão da maioria da população dos direitos sociais e de participação na formação da riqueza. O capitalismo por si só já é excludente, mas sem que a sociedade estabeleça normas e parâmetros para a atuação das forças do mercado, o mesmo se torna bárbaro e selvagem. É exatamente isso que assistimos hoje em nosso país! Achar que a simples força militar dirigida exclusivamente contras os pobres, irá resolver os problemas da sociedade é algo que revela a completa ignorância ou mesmo a má fé daqueles que atualmente dirigem o Estado brasileiro em suas três esferas: federal, estadual e municipal. E as forças policiais? Muitas delas comprometidas com a própria criminalidade que dizem pretender combater, como denunciou a vereadora Marielle Franco (PSOL) assassinada no Rio de Janeiro na noite de ontem. Qualquer estudioso da questão da segurança pública em nossas grandes universidades (sociólogos, economistas, antropólogos, historiadores e demais cientistas sociais) conhece perfeitamente bem o processo de deterioração das instituições que cuidam dessa área. 
Este ano deveremos ter (sabe-se lá se vamos de fato ter) eleições presidenciais! Os candidatos precisam vir a público, se posicionar sobre isso que ocorreu ontem e vem ocorrendo constantemente em nosso país, ou seja, a eliminação de lideranças populares e dos jovens que moram em nossas periferias. Eliminação sumária! Não adianta ficarmos esbravejando para o que ocorre na Síria ou supostamente na Venezuela e fecharmos os olhos para o que se passa dentro de nossa casa. A que interesses perversos servem o fato do Brasil caminhar para a desagregação e para um processo de "mexicanização" da questão da segurança? A sociedade deve se posicionar e estabelecer de forma clara que país deseja para si mesma e para seus filhos, porque este que temos no momento é apenas e tão somente um rejeito de nação. Direitos inalienáveis dos cidadãos estão sendo sequestrados com o consentimento de assembleias e de um parlamento, os quais se mostram comprometidos unica e tão somente com os grandes interesses econômicos e financeiros. E não fazem questão nenhuma de esconder isso. 
Apenas a mobilização daqueles que ainda desejam um país melhor e justo será capaz de cobrar a apuração rigorosa desse crime, que já repercute em todo o mundo e destrói o pouco que resta da imagem deste país... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário