Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Programa Conexão Futura: Castanha do Pará



Caros leitores e amigos, ontem foi ao ar o Conexão Futura (exibido no Canal Futura da Fundação Roberto Marinho) que teve como tema a castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) e a apresentação do meu livro "A Castanha do Pará na Amazônia: Entre o extrativismo e a domesticação" publicado pela Paco Editorial. O programa apresentado por Eli Benício (na foto acima, à direita), teve este que vos escreve como convidado, a especialista da Embrapa Lucia Wadt (na foto, à esquerda) e a nutricionista Bruna Lyrio (em um link especial). 


Na entrevista foram abordados aspectos relacionados à história do produto (na foto acima, a castanha sem casca e com casca); o início da sua comercialização; a difícil e arriscada coleta da castanha na floresta amazônica; o êxito do produto no exterior (com o nome de Brazil nut); as qualidades nutrientes da amêndoa; o processo de domesticação da castanheira (um trabalho de décadas dos engenheiros agrônomos da Embrapa) e, infelizmente, a informação trazida por Lucia Wadt de que hoje o Brasil caiu para o 3º lugar como produtor da castanha amazônica, atrás da Bolívia e do Peru. Trata-se de algo lamentável, tendo em vista principalmente o fato do Brasil ter a maior porção territorial da Amazônia sul-americana. O país demorou para ampliar o processo de beneficiamento da amêndoa, mantendo a exportação com casca, o que aumenta a chance de contaminação por aflatoxina (uma toxina cancerígena quando absorvida em grande quantidade e que pode estar presente também no amendoim). O mercado europeu impôs nas ultimas décadas várias restrições ao consumo da castanha com casca, situação que foi bem aproveitada pelos competidores bolivianos que ampliaram as usinas de beneficiamento. 


No Conexão Futura tivemos também a oportunidade de mostrar imagens inéditas sobre a castanha, a exploração do produto e material de propaganda divulgado no exterior (livros de receitas, anúncios em jornais e revistas) que ajudaram o telespectador a conhecer um pouco mais a respeito desse produto. Por exemplo, a foto acima, do cineasta Silvino Santos (que filmou o documentário "No País das Amazonas" de 1922) castanheiros abraçam o tronco da castanheira. 


Nesta outra foto (acima) a castanha-do-pará com casca armazenada no porto de Nova Iorque em 1951. Destacamos que o produto garante o sustento de inúmeras populações tradicionais da Amazônia e contribui muito para a geração de renda na região. O futuro da floresta amazônica depende do bom uso de seus recursos naturais por meio da biotecnologia e também do setor de fármacos (pesquisa de plantas e animais para a produção de remédios). 


Ao final da gravação, tivemos a oportunidade de experimentar algumas amêndoas enviadas pela produção do programa para ilustrar a entrevista (na foto acima, a apresentadora Eli Benício saboreia a castanha-do-pará).
O link para que quiser assistir ao programa no Canal Futura  (Futura Play) é:

http://www.futuraplay.org/video/conexao-castanha-do-para-saiba-mais-sobre-essa-semente-brasileira/360443/


Nenhum comentário:

Postar um comentário