Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Entrevista sobre a Castanha do Pará no Programa Santa Receita da TV Aparecida




Nesta semana tivemos a honra de participar do programa "Santa Receita" comandado pela simpática apresentadora Claudete Troiano e de poder falar ao seu grande público sobre a história da castanha-do-pará e do lançamento do livro "A Castanha do Pará na Amazônia: Entre o extrativismo e a domesticação". Como é de conhecimento geral, Claudete Troiano (imagem acima) tem uma trajetória de sucesso na televisão brasileira inciando a sua carreira como apresentadora de programas infantis, foi atriz de telenovela, pioneira na participação das mulheres no jornalismo esportivo ao cobrir partidas de futebol na extinta Rádio Mulher (isso na década de 1970!!!!) e atuou durante praticamente duas décadas no conhecido programa "Mulheres" da TV Gazeta ao lado da também apresentadora Ione Borges. Desde 2014 comanda o programa diário "Santa Receita" na TV Aparecida que atinge com grande sucesso todo o território nacional. 


A experiência e o conhecimento da apresentadora contribuíram em muito para o bom andamento da entrevista. Na mesma pudemos expor algumas curiosidades sobre a castanha-do-pará, também conhecida como castanha do Brasil, o início da sua exploração econômica ainda no período colonial, o sucesso do produto no mercado externo, as várias possibilidades de aproveitamento da amêndoa e os problemas referentes ao desmatamento, que contribuíram para que o Brasil perdesse a condição de maior produtor para a Bolívia. Na entrevista estive acompanhado pela nutricionista Patrícia Palandi que informou a respeito das qualidades nutritivas da castanha-do-pará e das propriedades da mesma no combate ao envelhecimento. 
Um dos aspectos que despertou a curiosidade da apresentadora e da própria nutricionista foi o azeite obtido a partir da amêndoa da castanha. Felizmente pude levar uma garrafa do mesmo que ganhei ao visitar uma cooperativa de produtores de castanha na cidade de Laranjal do Jari, no sul do estado do Amapá. A dificuldade em encontrar esse azeite deve-se ao fato de sua pequena produção, uma vez que o mesmo é obtido a partir das castanhas que são rejeitadas no processo de beneficiamento por estarem quebradas. 


Além do destaque que a apresentadora deu ao lançamento do livro (imagem acima) também pudemos convidar os telespectadores para uma visita ao blog História Mundi. Ou seja, fui ao programa para divulgar o livro e acabei divulgando o blog também!
Aos que não tiveram a oportunidade de assistir a entrevista, não se preocupem! Abaixo deixo os links do próprio programa na TV Aparecida e também no Youtube onde o mesmo ficará disponível. 
No próprio site da TV Aparecida:
http://www.a12.com/tv-aparecida/multimidia/detalhes/santa-receita-livro-revela-como-a-castanha-do-brasil-ganhou-o-mundo
No Youtube: 
https://www.youtube.com/watch?v=K6zx7A9OypE&feature=share

Crédito das imagens: equipe de produção do programa Santa Receita da TV Aparecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário