Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2015

Brasiliana Fotográfica



Uma ótima notícia para os historiadores, pesquisadores da área de ciências humanas, estudantes, amantes da fotografia e todos aqueles que se interessam pela História do Brasil. A Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com o Instituto Moreira Salles, está disponibilizando desde o último dia 17.04, um precioso acervo fotográfico: a Brasiliana Fotográfica. O internauta poderá acessar fotos dos séculos XIX e XX por meio de uma pesquisa no portal da própria Brasiliana. 
A consulta aos arquivos fotográficos permite salvar o resultado no próprio portal ou ainda compartilhar a imagem por meio das redes sociais (como a fotografia acima, de 1885, da entrada da baia de Guanabara, de autoria do célebre fotografo Marc Ferrez). O acervo pode ser consultado por data, autor, assunto e local. Trata-se de uma preciosa ferramenta para o pesquisador conhecer e analisar imagens dos mais variados momentos de nossa história, começando a partir da metade do século XIX, no período correspondente ao Segundo Reinado (1840-1889), onde tivemos os primórdios da fotografia em nosso país, passando pela primeira metade do século XX. 


Por meio das mesmas podemos, por exemplo, visualizar a evolução urbana de importantes cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, capital do Brasil até 1960 (quando foi inaugurada Brasília) ou São Paulo, em sua transformação como centro industrial e financeiro do país. A foto acima, de 1860, nos lembra que a cidade do Rio de Janeiro possui a maior floresta em área urbana do mundo: a floresta da Tijuca (a foto é de 1860 e mostra a conhecida cascatinha da Tijuca). 


No século XIX, o hábito de frequentar praias para tomar banho de mar não era algo comum e muitas faixas do litoral da então capital do Brasil eram praticamente desertas, como Copacabana e Ipanema (na foto acima, a praia de Ipanema e o morro dos "Dois Irmãos" ao fundo, em foto do início do século XX). 


A cidade de São Paulo também aparece em várias fotos, ainda quando muitos de seus rios eram navegáveis, utilizados para o lazer e recreação. Esse foi o caso do rio Tamanduateí, próximo a atual rua 25 de Março, onde estava localizado o "porto geral", com passeios de barco (na foto acima, de 1910).


Parte do acervo da família imperial brasileira também consta da coleção, com imagens raras das viagens de Dom Pedro II à Europa e ao Oriente Médio (incluindo o Egito). Podemos observar várias imagens do imperador D. Pedro II, aliás um amante da fotografia, em diferentes momentos de sua vida (como na foto acima, de aproximadamente 1860). 


A discreta imperatriz Teresa Cristina aparece também em várias fotografias (na foto acima, de 1873).


Vários outros membros da família imperial, como a princesa Isabel (foto acima, sem data) também podem ser observados no acervo. 


Muitas cenas do cotidiano dos tempos finais da escravidão podem ser visualizadas nas centenas de exemplares disponibilizados digitalmente na Brasiliana (como o escravo que trabalhava com tropeiros em meados do século XIX, foto acima). 
O blog História Mundi deixará disponiblizado em seus links interessantes, o acesso direto a esse portal da Fundação Biblioteca Nacional, que nos últimos anos têm digitalizado um imenso acervo de documentos, livros, mapas, fotografias, jornais e revistas, muito úteis aos historiadores e pesquisadores. Agora é só navegar e apreciar essas belas imagens históricas.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário