Pesquisar este blog

domingo, 29 de março de 2015

Imagens Históricas 17: Avenida São João




"Alguma coisa acontece" quando vemos estas fotos antigas da cidade de São Paulo, registradas até a década de 1950. A intensa vida noturna e o movimento de pessoas, mesmo após o horário comercial, isto é, depois das 18 horas, se destacavam na paisagem urbana. Com a tradicional avenida São João, no centro da capital paulista, não era diferente. Este cenário boêmio inspirou canções como "A Volta do Boêmio", de Adelino Moreira, consagrada na voz de Nelson Gonçalves, "Ronda" de Paulo Vanzolini e, mais recentemente (mas não tanto), "Sampa" de Caetano Veloso. 
De qualquer forma, era o chamado "centrão" de São Paulo, sem o toque de recolher informalmente implantado na capital paulista nas últimas três décadas, com o abandono dessa área pelos antigos moradores e comerciantes. A depreciação do antigo centro fez com que o mesmo acabasse concentrando os grupos sociais mais marginalizados de nossa sociedade, como mendigos, drogados, menores abandonados, moradores de rua (os conhecidos "sem teto") e os traficantes e viciados da atual "cracolândia". A falta de uma atuação mais intensa do Poder Público na preservação dessa região e a especulação imobiliária, levaram ao abandono do "centro histórico", que deveria ter mais moradores, pois possui uma excelente infraestrutura urbana e de transportes. 
Por outro lado, São Paulo sempre foi uma cidade desigual, com os bairros mais "elegantes" ou de elite e os bairros operários, por abrigarem as antigas fábricas e as residências dos seus trabalhadores, que impulsionaram a industrialização brasileira no início do século XX, como o Brás, a Moóca e o Belenzinho. Contudo, tal desigualdade se fez aumentar em proporções inimagináveis para os que viviam na cidade, até a década de 1950. A chegada dos imigrantes europeus (italianos, espanhóis e portugueses) e depois dos nordestinos, ampliou ainda mais as áreas periféricas e as favelas. Foi o trabalho desses imigrantes que deu grandeza à cidade. 
De qualquer forma, eis uma foto de 1957, mostrando a citada avenida, vista a partir do ponto onde se localiza o edifício Altino Arantes, mais conhecido como o prédio do Banespa (antigo Banco do Estado de São Paulo, que já foi privatizado). A avenida São João, tendo do lado direito da foto, em segundo plano, o prédio dos Correios, podendo-se ver na sequência, uma parte das árvores do largo Paissandú. Até onde a avenida alcança, temos uma linha horizontal, exatamente no cruzamento com a avenida Ipiranga, que inspirou a célebre canção de Caetano Veloso. Neste ponto, tinha início a antiga Cinelândia, área de concentração das melhores salas de espetáculos da capital paulista, e talvez, do Brasil. 
A foto pertence ao acervo do Instituto Moreira Salles e o autor é desconhecido. Ah, os veículos dão um certo ar "novaiorquino" para a cena. Nessa época estávamos nos primórdios da chegada das fábricas de automóveis ao Brasil, durante o Governo Juscelino Kubitschek e, em razão disso, predominavam os veículos importados dos Estados Unidos. 
A Imagem Histórica de hoje está publicada no livro "Cotidiano: um dia na vida de brasileiros", da Coleção Folha:"Fotos Antigas do Brasil", volume 11, página 25, de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário