Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Coleção Brasiliana da USP





Mais uma importante fonte de pesquisas para os historiadores e profissionais das ciências humanas em geral.  Trata-se do acervo digitalizado da coleção Brasiliana da USP (Universidade de São Paulo). O mesmo é formado por um arquivo documental, bibliográfico e cartográfico que está disponível para todos, via internet e que contempla um material importantíssimo para o estudo da história do Brasil.
O projeto da BRASILIANA USP foi lançado no ano de 2009 com a finalidade de oferecer acesso público e gratuito a todo esse material, que inclui também manuscritos e gravuras. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Cultura, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRÁS). 
O trabalho de digitalização ficou a cargo da Brasiliana USP Laboratório, que se tornou referência no país no que diz respeito à tecnologia na área de digitalização e de transferência de inovação para várias instituições públicas brasileiras.
Uma das obras disponíveis para consulta é a "Viaje del capitán Pedro Teixeira, aguas arriba del rio de las Amazonas: 1638-1639", publicada em Madri em 1889, cujo mapa está reproduzido na imagem acima. Trata-se do relato de explorador português Pedro Teixeira, que partiu de Cametá, no Pará e alcançou a cidade de Quito, no Equador, em 1639. 



Além de obras raras de viajantes e exploradores, a coleção conta com um precioso acervo de mapas e gravuras, como a reproduzida acima, que faz parte da obra "Santarem, dans la province du Para", de Auguste François Biard e publicada em Paris, no ano de 1862. Uma curiosidade, trata-se de uma imagem da cidade paraense poucos anos antes de receber refugiados da Guerra Civil Norte-Americana. Muitos confederados, inclusive comandantes militares, escolheram a cidade para estabelecer as famílias, que abandonaram o sul dos Estados Unidos após o conflito, que, como sabemos, terminou com a vitória do norte liderado pelo presidente Abraham Lincoln (um bom assunto para uma futura postagem). 
O acesso ao acervo da Coleção Brasiliana da USP é:
www.brasiliana.usp.br
Claro, ele estará disponível em nossos links interessantes na  coluna da direita do blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário