Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Coincidências: Lincoln e Kennedy

De vez em quando, ler algo que não represente um conhecimento científico ou que não agregue valor do ponto de vista cultural, não é algo nocivo, principalmente nos tempos de hoje, onde simplesmente o fato de um indivíduo estar lendo já é relevante. Lembramos dos antigos almanaques dos séculos XIX e XX, que traziam curiosidades, muitas vezes inúteis, mas que em determinadas ocasiões podiam servir de ponto de partida para um aprofundamento em um determinado assunto ou até mesmo um "convite" para realizar a introdução em uma disciplina específica. Por exemplo, muitas pessoas passaram a ter certo interesse pela história por meio de pequenas curiosidades daqueles almanaques, do tipo, quem inventou o quê ou como surgiu tal coisa. Não é por outra razão que livros como "O Guia dos Curiosos" de Marcelo Duarte, fazem sucesso entre os leitores, que ainda na época da internet têm interesse nessas informações relacionadas com a chamada cultura geral ou ainda "cultura inútil". Mas, na verdade, nenhum conhecimento é inútil, ao contrário do que crê o senso comum.
Por isso, a postagem de hoje não têm por finalidade fazer com que o leitor vá correndo se aprofundar em um tema ou que a informação venha a ter a finalidade de transformar o mundo. Trata-se apenas de uma deliciosa bobagem e um festival de coincidências que envolvem dois grandes personagens da história norte-americana: Abraham Lincoln e John Kennedy. 
Há cinco ou seis anos, um aluno me mostrou essas coincidências, dizendo tê-las tirado da internet. Esta semana, uma amiga "virtual" de Facebook enviou-me a mesma lista. Portanto, não tenho como identificar o autor das mesmas, que praticamente se tornaram de domínio público, como ocorrem com as piadas. A única coisa que posso afirmar é que o raciocínio e os dados são quase todos corretos. Quase...




Como sabemos, o presidente Abraham Lincoln (imagem acima da Biblioteca Digital Mundial) foi assassinado em 1865, logo após a Guerra Civil Americana, onde os Estados do Norte derrotaram os rebeldes confederados do Sul. Lincoln foi assassinado por um ator de teatro, inconformado com a derrota sulista no conflito. 



Já John Kennedy (imagem acima da Wikipédia) foi assassinado em circunstâncias até hoje não totalmente esclarecidas. Não há certeza sequer se foi um assassino ou mais. Sua morte, em 1963, ocorreu em meio às lutas pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no período da Guerra Fria com a antiga União Soviética. Nos dois casos há uma raiz histórica, os pontos de vistas diferenciados a respeito da política e da sociedade norte-americana entre os Estados do Norte e os do Sul da federação. 
Portanto, vamos às coincidências entre os dois presidentes, as quais cito como me foram entregues da internet:

- Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846;
- John Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946;
- Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860;
- John Kennedy foi eleito presidente em 1960;
- os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras;
- ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis;
- as esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca;
- ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira;
- a secretária de Lincoln chamava-se Kennedy;
- a secretaria de Kennedy chamava-se Lincoln;
- ambos os presidentes foram assassinados por sulistas;
- ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas;
- ambos os sucessores chamavam-se Johnson;
- Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808;
- Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908;
- Andrew e Lyndon tem seis letras;
- John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1838;
- Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1938;
- ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes;
- os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras;
- Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado em um depósito;
- Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro;
- Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento;
- uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland;
- uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava com Monroe, Marilyn;
- Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy;
- Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln;
- ambos jogavam golfe tendo, inclusive, o mesmo handicap. 

Identifiquei alguns erros nas coincidências. Uma semana antes de morrer, Kennedy não esteve com Marilyn Monroe, pois ela faleceu em 1962 e ele em 1963, quase um ano depois. A possibilidade de Abraham Lincoln jogar golfe era remota, uma vez que nos tempos da Guerra Civil Americana (1861-1865), o golfe estava restrito à Escócia e Inglaterra, sendo levado pelo colonialismo britânico para a Ìndia e depois aos Estados Unidos, no final do século XIX. Pelas origens de Lincoln seria improvável ele praticar tal esporte, que era de caráter aristocrático. O assassino de Kennedy foi encontrado em um cinema, não exatamente num teatro, mas esta dá para perdoar, uma vez que ele se encontrava na platéia. Os demais dados parecem corretos.
Haja coincidências e paciência de quem as encontrou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário