Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Anúncio Antigo 13: Ford modelo T



Hoje é o Dia do Trabalho em todo o mundo (exceto nos Estados Unidos). Para lembrarmos esta importante data, o Anúncio Antigo de hoje traz um dos mais importantes resultados do trabalho humano: o modelo T. Produzido por Henry Ford a partir de 1908 ficou célebre como o primeiro automóvel produzido em linha de montagem. Com esse sistema, Ford tornou o automóvel mais barato (como diz o anúncio, a preço módico), melhorando a produtividade na indústria introduzindo um sistema de trabalho que ficaria conhecido pelo nome de "fordismo". Tal sistema orientou a produção industrial até o final da década de 1970, ou seja, na chamada Era de Ouro do capitalismo do pós-guerra.
Bom para o capitalismo e não tão bom para o trabalhador. A linha de montagem prendia o operário a uma rígida disciplina, com tarefas repetitivas e com rígido controle de seus movimentos.
"Compre o carro na cor que quiser, desde que seja preto", afirmava Ford. O preto era uma cor básica e a rápida secagem diminuia ainda mais o tempo de produção.
Em 1919, o automóvel começou a ser montado no Brasil. Por aqui, ficou conhecido como "Ford bigode" ou o popular "calhambeque", que bem mais tarde, tornou conhecida uma canção de Roberto Carlos nos tempos da Jovem Guarda.
O modelo T foi produzido até 1927. Em 1920, mais da metade dos automóveis que circulavam no mundo eram modelos T. Pode-se dizer que a indústria automobilística nasceu com ele. E também a briga dos sindicatos com o sr. Henry Ford por melhorias nas condições de trabalho. Ford chegou a contratar lutadores de rua e marginais para enfrentar as lideranças sindicais e demorou para reconhecer essas instituições como representativas da classe operária.
O Anúncio Antigo acima foi publicado em 7.9.1917 no jornal "O Estado de São Paulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário