Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Acervo do jornal "O Estado de São Paulo"


Atenção pesquisadores!!! O História Mundi foi informado de que todo o acervo do conhecido jornal "O Estado de São Paulo" foi digitalizado e estará disponível para consulta on-line na internet. O anúncio foi feito pelo próprio jornal em sua edição deste último sábado. A partir da próxima quarta-feira será lançado o portal com todas as edições do jornal, desde 1875, ainda nos tempos da monarquia, quando o periódico era conhecido como "A Província de São Paulo". Para todos nós pesquisadores é uma grande notícia, afinal de contas o jornal percorreu momentos fundamentais da História do Brasil Contemporâneo, como a Proclamação da República, a Revolução de 1930, o Estado Novo (quando o jornal sofreu intervenção do DIP), o suicídio de Getúlio Vargas e o Golpe Militar de 1964, entre outros eventos importantes. Teria sido o único jornal a noticiar os movimentos do Exército na região do Araguaia no início da década de 1970, para reprimir a guerrilha. Contudo, verifiquei que jornais locais, na cidade de Marabá, registraram também o fato. 
A consulta poderá ser feita por palavras ou datas e ainda contará com um dicionário para facilitar a identificação de palavras mais antigas ou que eram escritas com uma grafia diferente. Como dissemos acima, o lançamento será no dia 23.05.2012, próxima quarta-feira. Será que a data escolhida para esse evento, coincidindo com o início do movimento que levou à Revolução de 1932 contra Getúlio Vargas, foi por acaso? Pouco provável, uma vez que o jornal sofreu intervenção durante o governo desse presidente e o anúncio da disponibilização do acervo deu destaque aos períodos em que o jornal foi censurado.
Contudo, como o História Mundi gosta de ver para crer, vamos aguardar a quarta-feira. E vamos verificar também se o acesso será gratuito. 


P.S. : o acesso completo é exclusivo dos assinantes do jornal. O site é:
www.estadao.com.br/acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário