Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pesquisa: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Acredito que um dia poderemos ter livre acesso aos arquivos públicos e a todos os  acervos de documentos, sem sairmos de casa. Enquanto esse dia não chega nos limitamos a pelo menos navegar nos sites dos mesmos arquivos e aproveitarmos os serviços que já estão disponibilizados on-line. É o caso do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São mais de quatrocentos anos de material disponível em seu acervo completo e referentes ao governo paulista, mas que dizem respeito também ao nosso país. Esse acervo pode ser dividido nos seguintes ítens:
- Agricultura e Imigração (1812-1948);
- Maços de População (1765-1850);
- Registro de Terras, Sesmarias e Tombamentos de Bens Rústicos (1602-1856);
- Inventários e Testamentos (1578-1801);
- Ofícios Diversos (1603-1913);
- Documentos do antigo Departamento de Ordem Política e Social, o conhecido DEOPS (1924-1983).
Além desses documentos provenientes dos organismos governamentais, existem também os documentos privados, que são frutos de doações, principalmente de famílias. 
Os pesquisadores também podem ter acesso ao acervo iconográfico e cartográfico com mais de 1,5 milhão de cópias fotográficas, positivos, negativos, mapas, ilustrações e caricaturas. Importantes jornais também podem ser consultados, como os periódicos Última Hora, Aqui São Paulo, Movimento entre outros. São mais de 200 títulos de jornais do século XIX aos dias atuais, além de 1.200 títulos e 32 mil exemplares de revistas.
Contudo, a grande maioria desses documentos devem ser consultados no próprio arquivo e o historiador ou pesquisador não pode abrir mão de sua presença física no mesmo e "colocar a mão na massa" como se diz por aí. No entanto, uma parte desse gigantesco acervo está digitalizada e acessível via internet. Esse núcleo compõe o chamado Acervo Digitalizado do Arquivo. Esse setor está composto pelos Anuários Estatísticos, as Cartas da Revolução de 1924 em São Paulo (Revolta Tenentista), Coleções de Fotos, Filmes (ainda são poucos que estão disponibilizados on-line), História da Educação, alguns jornais do início do século XX, Revistas e os Relatórios SACOP (Secretária da Agricultura, Comércio e Obras Públicas criada em 1891) que dizem respeito à colonização e à imigração nos tempos do café em São Paulo.
No que se refere ao material fotográfico, já estão disponibilizados alguns álbuns: o da Repartição de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo de 1893; Álbum da Escola Normal e Anexos de 1908 e o Álbum Vistas de São Paulo, o mais completo e interessante dos três.


Nessas coleções de fotos podemos ter uma visão geral do crescimento da maior metrópole brasileira por meio do contraste entre os edifícios estilo arranha-céu e os antigos casarões que foram derrubados para dar lugar aos mesmos (como na foto acima da avenida Nove de Julho, no início da década de 1950).


 O Álbum sobre a Escola Normal diz respeito ao antigo colégio "Caetano de Campos" (na foto acima de 1908, na sala de aula, como as alunas eram comportadinhas...) no centro velho da cidade de São Paulo e que hoje abriga a Secretaria de Educação do Estado.


Trata-se de um precioso material de fotos que qualquer pessoa pode ver em seu computador e que acaba se constituindo em uma verdadeira narrativa "visual" da grande cidade e mostrando que em muitos aspectos São Paulo já teve dias melhores em termos de beleza paisagística. O centro da cidade tinha praças que mais pareciam parques, como a praça da República (foto acima), aliás onde ficava o antigo colégio público citado.
Por último, lembramos também da mais recente aquisição do Arquivo Público: o acervo completo do jornal "Última Hora". Este periódico pertenceu ao jornalista Samuel Wainer, muito ligado ao presidente Getúlio Vargas. Aproximadamente 36 mil páginas já foram digitalizadas e que correspondem a 60 meses do jornal, com foco na edição carioca. Nesses exemplares, que já estão disponíveis on-line, podem ser vistas a morte de Getúlio Vargas, a Revolução Cubana, a chegada do homem à Lua, a inauguração de Brasília e o golpe militar de 1964, entre outros fatos marcantes. Mais de 300 mil fotos, 600 negativos e 2.223 ilustrações compõe o acervo completo.


Além das fotos, desenhos e caricaturas podem ser acessadas (como a do ex-presidente Jânio Quadros, de autoria desconhecida, na imagem acima). O projeto de digitalização teve a sua primeira etapa cumprida e entregue em 2008 para celebrar o bicentenário da imprensa brasileira.
Fica aqui a indicação para todos os interessados e claro, vai constar da coluna do lado direito do blog, dentro dos links interessantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário