Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

Anúncio Antigo 10



O anúncio nostálgico de hoje é aquele do tipo: nove entre dez estrelas do cinema usam o sabonete... Bem, não adianta esconder, é o sabonete Lux. Várias atrizes famosas emprestaram o seu nome à marca, entre elas a norte-americana Jane Fonda, que se transformou num verdadeiro símbolo sexual ao interpretar uma heroína espacial no filme "Barbarella" de 1968, que ficou conhecido pelas cenas de nudez da atriz e por uma estranha máquina do sexo, que matava de prazer todos aqueles que eram colocados na mesma. A película foi devidamente esquecida e a atriz (filha do grande ator hollywoodiano Henry Fonda) redirecionou muito bem a sua carreira para filmes mais sérios e politicamente engajados, como "Amargo Regresso" sobre a volta dos ex-combatentes da Guerra do Vietnã. Mas isto já é uma outra história. Aqui ela ainda se encontrava vinculada aos sabonetes.
 Lembro-me quando menino, de uma campanha publicitária, nessa mesma época (1967 ou 1968) em que o indivíduo que comprasse essa mesma marca de sabonete, ao quebrá-lo ao meio poderia encontrar uma chave e ganhar um carro zero quilômetro, um Aero-Willys. Ficamos meses em casa usando sabonete pela metade...
O mais incrível do anúncio com a atriz Jane Fonda é que ele foi publicado em uma revista de Moçambique, na África, quando ainda era colônia de Portugal. Bem, a isto podemos chamar de um verdadeiro imperialismo cultural, a imposição dos padrões de beleza do Ocidente aos povos africanos. Parece-me que no Brasil este anúncio também foi publicado.
Infelizmente, não tenho nem o nome ou a data exata da revista local que divulgou esta propaganda, mas a mesma pode ser encontrada no site dos profissionais da antiga Rádio Moçambicana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário