Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Anúncio Antigo 7: Copa do Mundo 1970


O ano: 1970. Copa do Mundo no México, a primeira a ser transmitida via satélite ao vivo. O anúncio da TV Globo destacava o jogo entre Brasil e Inglaterra "dentro" do programa Silvio Santos, que na época pagava a peso de ouro o seu horário dominical na emissora de Roberto Marinho. O conhecido "animador"  mais tarde abriu o seu próprio canal de televisão. Mas isto é uma outra história... Aqui temos uma etapa importante do caminho vitorioso do Brasil rumo ao tricampeonato de futebol e a conquista definitiva da taça Jules Rimet (que depois foi roubada também em definitivo). Jogo muito aguardado, afinal a Inglaterra era a campeã mundial daquela época. O Brasil conseguiu uma vitória de 1 a 0 com gol de Jairzinho, o "Furacão" da copa.
Na narração, Geraldo José de Almeida, que ficou famoso com o grito de gol: "Olha lá, olha lá, olha lá no placar...". E os comentários eram do ex-técnico João Saldanha, que pouco tempo antes saiu do comando da seleção (ou foi "saido"?).
Tempos terríveis da Ditadura Militar, os "anos de chumbo"  no governo do presidente Médici. Mas, naquele 07.06.1970 o centro das atenções era a Copa do Mundo. O anúncio fazia uma ressalva, após o jogo, Silvio Santos estaria de volta e prolongaria o seu programa até as 10 horas da noite (e começava às 11 horas da manhã) e depois entrava a Buzina do Chacrinha.
Este anúncio foi publicado no jornal O Estado de São Paulo no mesmo dia do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário