Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pesquisadores 2


Hoje vamos apresentar mais uma ferramenta de pesquisa para os colegas historiadores e demais profissionais da área de ciências humanas: a Coleção Brasiliana. Criada pelo presidente da Companhia Editora Nacional, Octales Marcondes Ferreira, é composta de 387 volumes (acrescidos ainda de 26 da série Grande Formato e 2 da Série Especial). A coleção foi lançada a partir de 1930 e dirigida durante 25 anos por Fernando de Azevedo.
A abrangência da coleção é enorme: História, Antropologia, Sociologia, Economia, Ciências Naturais entre outras. O destaque vai para os viajantes que percorreram o Brasil nos séculos XIX e XX, entre eles Luiz Agassiz, Richard Burton, Henri Coudreau, Theodore Roosevelt (sim, o presidente norte-americano) e Alfred Russel Wallace (um dos pais da teoria evolucionista e amigo pessoal de Charles Darwin).
Autores nacionais do porte de Rui Barbosa, Gilberto Freyre, Roberto Simonsen, Couto de Magalhães e José Honório Rodrigues tiveram seus estudos e trabalhos publicados nessa coleção, que inspirou outras iniciativas por parte de várias editoras décadas mais tarde.
Nem todas as obras estão disponíveis on-line ainda, apesar de que o projeto em andamento tenha como meta a digitalização de toda a coleção.
Para os colegas pesquisadores vai o endereço (lembrando que a mesma fará parte de nossos links interessantes):


Nenhum comentário:

Postar um comentário